sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Confiança

Vamos com calma, primeiro, pense em duas perguntas:

Você é confiável? Em quem você confia?

Provavelmente a primeira você respondeu com toda convicção ou ao menos com maior facilidade. A segunda, provavelmente você teve suas dúvidas, lembrou de algum episódio em que tais pessoas possam ter decepcionado, ou em que outras provaram que confiança não é brinquedo pra todos e esses raros sabem o valor dessa palavra.

O que faz você confiar em alguém? O que faz você assumir quem você é, o que pensa, o que sente, seus medos a um outro alguém e esperar que o que você disse estará em segurança?
Mas confiar não é apenas contar segredos. Confiança se cria não quando você conta algo pela primeira vez a alguém, mas quando percebe que essa pessoa vai estar por você quando precisar. Atitude é o que nos dá segurança, sim, confiar é também se sentir seguro, é passar segurança a alguém.
Quantas vezes você já não se sentiu sem chão, sem alguém pra confiar? E quantas vezes você já foi esse depositante de confiança pra alguém? Confiança não se ensina, não se cobra, não se reconstrói depois de quebrada. Por mais que os dois lados dessa relação acreditem nisso, jamais a confiança será em mesmo nivel, ou na mesma sinceridade.
É fácil dizer "pode confiar"! Mas será que você realmente merece os créditos? É fácil julgar, é fácil interpretar os atos de alguém, decidir se a pessoa é confiável ou não pelo que mostra a você. Mas, o que você mostra a essa pessoa, o que você de fato é pra quem lhe vê? Confiar é um ato de coragem! É ganhar coragem no outro, quando a sua lhe falta; é ter segurança, ainda que seus passos estejam trêmulos.

Confiança - [s.f.] esperança firme em alguém, em alguma coisa. Sentimento de segurança, de tranquilidade, de ter certeza em algo.
Será que o significado no dicionário foi perdido em palavras? Que atitudes, que eventos ainda fazem você confiar na vida, confiar em quem está ao teu lado? Quem vai confiar em você, quando nem você sabe ao certo se confiaria? O que faz você acreditar no outro pode ser aquilo que duvidam em você. Projeções, medos, carência afetiva, não são os melhores critérios pra esse crédito em alguém.
Quem vai estar ao teu lado, quando lhe faltar confiança nos teus próprios passos?
Em quem você vai confiar até o último instante, pode não ser quem você imagina, ou quem você gostaria. Máscaras caem, assim como confiança se perde em segundos. Não tenha medo de confiar, mas aprenda a confiar naquilo ou em quem lhe passa essa confiança. Você pode sim, quebrar a cara, nada é 100% seguro, mas por que não arriscar? O risco é a única certeza que temos. 
Boa sorte... dados lançados... que elos você vai criar, em quem vai confiar ficar por sua conta! Que a corrente não se quebre... não dá pra ser uma relação aberta, confiar é estabelecer um ciclo de sinceridades, respeito, e proatividade com o outro, e com você. Confiar, não é se prender, mas ficar livre o suficiente pra ser você mesmo com outra pessoa...

Vai confiar nisso, ou vai comprovar o que é dito a você?



5 comentários:

  1. A vida, passa tão depressa.
    e hoje voçê falou de um assunto que pra mim significa muito, confiança é e sempre será a base para tudo em nossas vidas.

    amei =)

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosooooo... perfeito.... Lú, parabéns... eu nunca li algo assim... vc conseguiu me arrepiar com suas palavras do inicio ao fim... amei... Beijoss... Lucimara Amaral...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, maravilhoso! amei. Lendo as vezes a gente faz um balanceamento das coisas.. massa! *-*

    /@lali_cris

    ResponderExcluir
  4. Ameeei, como sempre! Você sabe usar as palavras nos lugares dela, impressiona a cada momento.Confiança acima de tudo! Parabéns cabeça.

    ResponderExcluir
  5. aaah Luuu realmente era oq eu tava precisando oh.. muito bom
    @ivaaany

    ResponderExcluir

Dê sua crítica, sugestões, COMENTE!

Só quem sonha acordado vê o Sol nascer

"Existo onde não sou" Sigmund Freud
"Sem a música, a vida não teria sentido" F. Nietzsche
 
Pensamentos Pulsionais - Blogger Templates, - by Templates para novo blogger Displayed on lasik Singapore eye clinic.