segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Por quê Psicologia?

Há tempos alguém me pergunta de um lado ou de outro o motivo pelo qual escolhi a psicologia, se foram influências de amigos, que motivos me fizeram deixar de lado outras carreiras. Durante algum tempo, tambémme perguntei diversas madrugadas se de fato tinha feito a escolha certa, se ter abandonado o esporte, a educação física, a comunicação ou outra área teriam sido a melhor alternativa de fato. Busquei a psicologia pelo simples fato de sempre ter me interessado pelo comportamento humano, as crises emocionais, a forma como o homem se movimenta na sociedade e como atua individualmente. Talvez pelo fato de sempre ter tido "paciência" para escutar, e tentar ao máximo ajudar aqueles amigos perdidos ou cheio de preocupações e medos das novas experiências.
Hoje mais do que nunca, tenho a plena certeza de que fiz a escolha certa. Não me vejo fazendo algo que não envolva a psicologia, não me vejo em posição diferente quanto ao sujeito psiquíco. Me admira a loucura, os conflitos, as personalidades, toda infinitude de surpresas que ainda se pode conhecer através do contato com as pessoas. Sei disso a cada paciente, a cada ansiedade com que chegam a mim, a cada possibilidade que tenho de ajudar, amenizar os conflitos, compreender o que se passa ali na minha frente, com uma realidade totalmente própria, subjetividade clara. De fato, ainda há que se tirar a ideia de psicologia = loucura! Talvez seja essa a busca de cada um dos meus colegas que não aguentam ver a selvageria profissional que ainda vemos na sociedade.
Enfim, tento aos poucos fazer minha parte, fazer aquilo com o que hoje sonho e me realizo, tento evoluir sempre, e sei que nesse caminho muita coisa ainda há de ser aprendida, mas não arredo o pé, estou aberta a encontrar novas frustrações e barreiras, assim como várias vitórias saborosas e crescimento pessoal.

Se eu de fato hoje tenho "jeito" pra psicologia? Tomara que sim, tomara que faça parte de mim realmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua crítica, sugestões, COMENTE!

Só quem sonha acordado vê o Sol nascer

"Existo onde não sou" Sigmund Freud
"Sem a música, a vida não teria sentido" F. Nietzsche
 
Pensamentos Pulsionais - Blogger Templates, - by Templates para novo blogger Displayed on lasik Singapore eye clinic.